terça-feira, 31 de agosto de 2010

Proposta

Hoje, na ida para a faculdade, conversava com minha “passageira” Jaqueline sobre alguns casos de brasileiros que se deram bem, ou que fizeram algo de genial, fiquei pensando na razão pela qual nós – a dita elite intelectual da nação, pessoas bem nutridas, com acesso a farta informação e educação de relativa qualidade – não tomamos uma iniciativa diferente.

Há muito tempo, a mídia vem favorecendo os exemplos ridículos e, diria até, tristes de pseudo artistas que levam o povo a imitar seus comportamentos igualmente ridículos.

Nós mesmos usamos os meios de comunicação aos quais temos acesso para xingar e detonar com os Tiriricas da vida e nos esquecemos que esta atitude lhes dá exatamente o que querem: notoriedade. Negativa, mas notoriedade.

Assim, pensei em tirarmos o foco desta gente e criarmos uma campanha inovadora – ta bom, nem tão inovadora assim – que ponha em destaque pessoas cujos exemplos de vida façam os mais jovens desejarem ser algo de melhor.

Então, comecemos a tuitar links para matérias, vídeos, reportagens, blogs etc... que retratem brasileiros e brasileiras que sejam exemplo, que nos façam sentir orgulho de sermos parte deste povo irreverente, inventivo, criativo e alegre.

A idéia é mais ou menos assim: posto o link no twitter e, ao final, o tag #QUEROUMBRASILMELHOR.

Se a idéia vingar, pensem na influência positiva que teremos sobre esta meninada que precisa de exemplos em quem se espelhar, que não sejam bandas emo nem heróis que falem errado e façam dancinhas ridículas.

Na medida em que pessoas forem aderindo, peço ao pessoal que, mesmo que não tenha um link legal a postar, pelo menos retuíte o máximo possível os twits a que tenha acesso.

Quem sabe se a gente não consegue fazer alguma diferença, ainda que pequena?

Eu vou começar postando um caso bem interessante, do professor Miguel Nicolelis, BRASILEIRO, professor na Duke, nos EUA. O seu campo de trabalho é a neurociência e ele não é um daqueles brasileiros que foi para o exterior e esqueceu de suas origens: além da notoriedade mundial que tem seu trabalho, ele ainda lidera uma ação socio-educacional sem similar, no nordeste brasileiro.

O link, no meu twitter (@otaviocf). O tag: #QUEROUMBRASILMELHOR

5 comentários:

  1. Visto, lido e gostado... retuitado!!! Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia. Conta comigo. :)

    ResponderExcluir
  3. Não tenho nem palavras, excelente idéia! Eu particularmente já faço parte desta campanha pois sou professora e batalho por um mundo melhor! Acho que essa recompensa não tem preço que pague! Sucesso pra nós!

    ResponderExcluir
  4. Tavico, excelente idéia.
    Vamos fazer diferença nesse mundo de mesmices.

    ResponderExcluir